Massaud Moisés morre aos 90 anos

O professor aposentado de literatura da USP e escritor Massaud Moisés morreu nesta quarta-feira (11) em decorrência de um acidente vascular cerebral, aos 90 anos. A notícia foi confirmada, em nota, pela APL (Academia Paulista de Letras), da qual o intelectual era membro.

Com suas obras, como “A Análise Literária”, “A Criação Literária” e “História da Literatura Brasileira”, em cinco volumes, o intelectual foi o responsável pela formação de gerações de alunos de letras e críticos literários em todo o Brasil. No primeiro livro, por exemplo, o professor ensinava o passo a passo, como em um manual, para se analisar uma obra de ficção.

“Estamos muito tristes. A APL perde um grande nome, que certamente estará imortalizado por sua obra por toda a eternidade. Todas as homenagens são poucas”, disse o presidente da APL, Gabriel Chalita.

Massaud Moisés também teve um papel importante nos estudos da literatura lusitana no Brasil. Ele assumiu a cadeira de literatura portuguesa na USP em 1954, depois de dois anos como professor assistente e deu aula por 40 anos, até se aposentar.

Ele ainda foi professor visitante de universidades nos Estados Unidos, como as de Wisconsin, Texas e Califórnia, entre outras.

Sua obra passa pelas literaturas brasileira e portuguesa, bem como pela teoria literária. Publicou ainda “Literatura – Mundo e Forma”, “A Literatura Portuguesa” e o “Pequeno Dicionário de Literatura Brasileira”, entre outros livros.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.6”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Source link

Be the first to comment on "Massaud Moisés morre aos 90 anos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*