Cultura: Biblioteca Pblica abre mostra de Paul Garfunkel nesta terça

A Biblioteca Pública do Paraná inaugura nesta terça-feira (15) a exposição Paul Garfunkel – Pintor Viajante. São 40 obras do artista francês radicado no Brasil, muitas delas inéditas. A mostra fica em cartaz até 12 de setembro no hall térreo da BPP, com entrada gratuita e distribuição de catálogos sobre o trabalho de Garfunkel.

Paul Garfunkel – Pintor Viajante evidencia o caráter itinerante da obra do artista, que por anos percorreu o país produzindo registros. Nascido na França, em 1.900 e formado em engenharia mecânica, Garfunkel chegou ao Brasil em 1.927 com o objetivo de dirigir uma indústria francesa em São Paulo.

Sua atividade artística tem início quando ele perde o emprego por apoiar a Revolução Paulista e se muda com a família para Santos onde começa a pintar cenas do cotidiano. Em 1936, associou-se ao primeiro de uma série de empreendimentos que o levariam a percorrer o Interior do Paraná por 15 anos, antes de se instalar definitivamente em Curitiba e se tornar pintor em tempo integral. Garfunkel morreu em 1.981.

Seu vasto legado vem sendo revelado em uma série de exposições com destaque para a mostra Paul Garfunkel – Um Francês no Brasil, no Museu Oscar Niemeyer, em 2009, e por Imagens do Brasil, no museu Alfredo Andersen, que resultou em um livro publicado em 2014, reunindo seus dois grandes álbuns de viagens pelo país.
Serviço

Exposição Paul Garfunkel – Pintor Viajante

Inauguração: 15/08

Local: hall térreo da BPP (Rua Cândido Lopes, 133, Centro – Curitiba)

Até 12 de setembro

Entrada franca

Informações: (41) 3221-4974

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Source link

Be the first to comment on "Cultura: Biblioteca Pblica abre mostra de Paul Garfunkel nesta terça"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*