Coreia do Norte adota fuso horário do Sul

A Coreia do Norte passou a adotar nesta sexta-feira (4; sábado no horário local) o fuso horário da Coreia do Sul, adiantamento os relógios em meia hora, afirmou a agência estatal KCNA.  A adoção do fuso horário é a primeira medida prática após a histórica cúpula Norte-Sul para acelerar o processo pelo qual Norte e Sul se converterão em um só país”, afirmou a agência. 

 O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, decidiu tomar essa medida durante o encontro de 27 de abril com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em Panmunjom, na Zona Desmilitarizada das Coreias.  As duas Coreias tinham fusos distintos desde 2015, depois que o Norte decidiu atrasar os relógios em meia hora. 

Leia mais:  Data de encontro entre ditador da Coreia do Norte e Trump já está definida

 Pyongyang explicou na ocasião que queria terminar com o horário imposto mais de um século antes pelo colonizador japonês e marcar assim o 70º aniversário da liberação da Coreia da dominação de Tóquio. Mas Kim afirmou que foi “desolador” ver durante a última cúpula dois relógios com duas horas distintas, a do Norte e a do Sul, segundo a KCNA. 

 Após o anúncio, o porta-voz da Presidência sul-coreana, Yoon Young-chan, parabenizou a “medida simbólica” que reflete a vontade de melhorar das relações bilaterais.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.6”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Source link

Be the first to comment on "Coreia do Norte adota fuso horário do Sul"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*