Caetano Veloso fará show para financiar exposição Queermuseu

Após a exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira” ter sido fechada em Porto Alegre no ano passado, sob acusações de fazer apologia à zoofilia e ofender símbolos religioso, Caetano Veloso fará um show no Rio de Janeiro para financiar a ida da mostra à cidade. Sob curadoria de Gaudêncio Fidelis, a exposição contém mais de 270 obras que tratam de questões de gênero e diferença. 

Leia mais

A apresentação, prevista para acontecer no Parque Lage no dia 15 de março, terá ingressos que chegam a R$ 500. O valor arrecadado será destinado ao financiamento coletivo com o objetivo de garantir a ida da exposição ao Rio. 

Em 2017, Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, barrou as negociações do Museu de Arte do Rio (MAR) para levar a mostra à cidade.

O crowdfunding tem como meta angariar R$ 690 mil e tem apoio do movimento 342, de Paula Lavigne, empresária e mulher de Caetano.

Exposição em Porto Alegre

Sob patrocínio do Santander Cultural, a exposição em Porto Alegre mostrava representações de pessoas tendo relações com animais, imagens de crianças com os dizeres “Criança Viada”, além de ultraje a culto, crime previsto no Art. 208 do Código Penal.

O projeto foi custeado pela renúncia fiscal por meio da Lei Rouanet. 

Após os protestos contra à exposição, no entanto, a instituição decidiu antecipar o fim da mostra. No final de setembro, o MPF havia recomendado a reabertura do Queermuseu, mas o Santander Cultural não acatou a recomendação. 

De acordo com o entendimento do MPF, houve eventual lesão à liberdade de expressão artística em decorrência do encerramento antecipado da exposição e, por isso, no começo deste ano, obrigou a instituição a fazer exposições sobre gênero e feminismo. 

Nossa opinião

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.6”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Source link

Be the first to comment on "Caetano Veloso fará show para financiar exposição Queermuseu"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*