Assessor econômico da Casa Branca deixa cargo após imposição de tarifa

Um dos principais assessores econômicos da Casa Branca, Gary Cohn, divulgou nesta terça (6) sua saída do governo dos EUA -pouco menos de uma semana após o presidente Donald Trump anunciar tarifas de importação sobre o aço e o alumínio.

A partida de Cohn já era esperada: internamente, ele foi um dos nomes que mais se opôs à medida, que entende ser prejudicial ao mercado americano e ao livre comércio.

Na nota que anuncia a saída, Cohn, ex-presidente do banco Goldman Sachs, não toca no tema. Ele afirma que foi uma honra servir ao país e trabalhar em prol de políticas pró-crescimento, e elogia em particular “a histórica aprovação da reforma tributária”, votada pelo Congresso em dezembro e que diminuiu o imposto sobre empresas. 

“Sou grato ao presidente e desejo a ele grande sucesso no futuro”, disse o economista e ex-banqueiro.

Trump retribuiu no mesmo tom e afirmou que Cohn fez um trabalho admirável ao promover a economia americana e que ele é uma pessoa de grande talento.

A saída de Cohn deve diminuir, dentro do governo, o contrapeso à retórica protecionista de Trump – que tem endurecido o discurso contra a China-; à OMC (Organização Mundial do Comércio), que chamou de “catástrofe”; e a acordos comerciais “injustos” com os EUA. A expectativa é que, a partir de agora, o republicano avance em sua agenda de barreiras comerciais.

Antes de anunciar as alíquotas sobre o aço e o alumínio, que devem ser detalhadas nesta semana, o presidente já havia imposto tarifas sobre alguns produtos da China, como máquinas de lavar e painéis solares. Antes, determinou a saída dos EUA da Parceria Transpacífico, que era considerado o maior acordo comercial da história.

Leia também: Ameaça de Trump derruba siderúrgicas brasileiras

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.6”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Source link

Be the first to comment on "Assessor econômico da Casa Branca deixa cargo após imposição de tarifa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*