7 filmes da Netflix que mostram a importância da família

Os conflitos familiares sempre foram abordados exaustivamente no cinema. No entanto, principalmente nos dias de hoje, se tornou uma prática comum narrar dramas que permanecem não solucionados, como se fosse impossível encontrar um ponto de conciliação entre os membros de uma família. 

Talvez isso seja um sinal de uma época em que conceitos basilares deixaram de ser claros para a maior parte da sociedade. Nesse sentido, se mostra também muito importante entrar em contato com obras que revelam o outro lado da moeda, ou seja, embates que, de uma maneira ou outra, se resolvem. Em outras palavras, apresentar exemplos que possam ser seguidos. Com isso em mente, aqui estão 7 filmes nos quais a união familiar é celebrada.

Veja também: 7 filmes inspiradores para ver na Netflix

Cabo do Medo (Cape Fear, 1991, EUA) 

Diretor: Martin Scorsese 

Sinopse: Recém-saído da prisão, o psicopata Max Cady (Robert De Niro) vai atrás de Sam Cowden (Nick Nolte), o advogado que o defendeu há 14 anos. 

Por que vale a pena assistir: Cabo do Medo é um dos melhores filmes do Martin Scorsese. O estilo opulento do diretor casou perfeitamente com os excessos característicos do assassino interpretado por Robert De Niro. Porém, a sua aborgadem humanista também dá as caras e o resultado é uma obra em que a violência e a amoralidade do vilão são contrastadas pela união do advogado com a esposa e a filha. 

O Óleo de Lorenzo (Lorenzo’s Oil, 1992, EUA) 

Diretor: George Miller 

Sinopse: Dois pais se recusam a aceitar o ceticismo dos médicos e buscam diferentes maneiras de curar a doença rara do filho. 

Por que vale a pena assistir: Quem vê O Óleo de Lorenzo nem imagina que o diretor é o mesmo da quadrilogia Mad Max. Todavia, embora não mostre muita intimidade com o material, ele narra uma história que precisa ser vista. Baseado no caso real dos pais que não cansaram até descobrir o óleo capaz de melhor a qualidade de vida do filho, o filme é um registro comovente sobre a perseverança e o amor. 

Veja também: 7 filmes da Netflix que mostram a luta contra a opressão do Estado 

De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, 1999, EUA) 

Diretor: Stanley Kubrick 

Sinopse: Bill Harford (Tom Cruise) é um pai de família e médico bem-sucedido. No entanto, após ouvir uma confissão chocante de sua esposa (Nicole Kidman), ele parte numa jornada em direção aos recantos mais obscuros da sexualidade humana. 

Por que vale a pena assistir: Último filme do genial Stanley Kubrick, De Olhos Bem Fechados é uma reflexão sobre o sexo e o matrimônio. O mergulho do protagonista nos segredos da alta sociedade nova-iorquina também é uma representação de suas descobertas sobre os desejos sexuais das mulheres. Ao fim, é reafirmada a noção de que, quando há uma compreensão mútua por parte de seus membros, o casamento e a família são fortalezas capazes de impedir o avanço dos instintos mais primitivos. 

Os Incríveis (The Incredibles, 2004, EUA) 

Diretor: Brad Bird 

Sinopse: Vivendo como pessoas normais após o surgimento de uma lei que proíbe a existência de vigilantes, uma família de super-heróis é obrigada a voltar à ativa para combater uma ameaça de proporções globais. 

Por que vale a pena assistir: Os Incríveis segue à risca a principal proposta temática da Pixar: transmitir valores humanos numa forma que agrada tanto as crianças quanto os adultos. Ao passo que estes se veem refletidos no retrato da vida doméstica, aquelas aprendem sobre os laços que unem cada um dos familiares. Evidentemente, tudo isso é embalado por uma animação tecnicamente embasbacante e uma trama repleta de situações criativas e engraçadas. 

Guerra dos Mundos (War of the Worlds, 2005, EUA) 

Diretor: Steven Spielberg 

Sinopse: Durante um ataque alienígena, Ray Ferrier (Tom Cruise) precisa enfrentar a ira dos invasores e a rebeldia dos dois filhos a fim de manter a sua família protegida. 

Por que vale a pena assistir: Há décadas Spielberg segue a fórmula de abordar conflitos familiares através de histórias fantasiosas. O sucesso de sua carreira na indústria cinematográfica se deve, em boa parte, à destreza com que lidou com esses dois elementos. Um dos exemplares mais recentes é o subestimado Guerra dos Mundos. Ao mesmo tempo que há grandes doses de efeitos especiais e muitas cenas de ação, existe uma preocupação com os dramas vividos pelo pai e os seus filhos. 

Invasão Zumbi (Busanhaeng, 2016, Coréia do Sul) 

Diretor: Sang-ho Yeon 

Sinopse: No trem que vai pra cidade de Busan, um grupo de passageiros precisa lutar contra uma horda de zumbis. 

Por que vale a pena assistir: Invasão Zumbi tem uma estrutura parecida com a de Guerra Mundial Z (outro filme que pode ser visto como uma reafirmação da família). Ambos possuem protagonistas fortalecidos pela vontade de manter os familiares a salvo. Entretanto, há diferenças importantes. As principais são o conflito entre o pai e a filha ― eles não se dão bem ― e o aspecto claustrofóbico. Essas características são essenciais para que o drama dos personagens e o aprisionamento do trem surtam o efeito desejado pelos realizadores. 

Lion – Uma Jornada para Casa (Lion, 2017, Austrália, Reino Unido e EUA) 

Diretor: Garth Davis 

Sinopse: Depois de se perder do irmão e ir parar num orfanato, o indiano Saroo (vivido por Sunny Pawar na infância e Dev Patel na vida adulta) é adotado por uma família de australianos. Quando está mais velho, decide procurar os seus parentes. 

Por que vale a pena assistir: Lion – Uma Jornada para Casa é, em muitos sentidos, convencional, mas isso não impede que a trajetória do protagonista sirva de inspiração para muitas pessoas. Saroo teve duas famílias que o amaram incondicionalmente e lutaram por ele. Apesar de ser um recurso banalizado nos dias de hoje, as imagens usadas no final do filme são comoventes. Elas nos dão a oportunidade de ver os personais reais dessa história.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.6”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Source link

Be the first to comment on "7 filmes da Netflix que mostram a importância da família"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*